Zona 1 - Pôr mãos à terra

2015.06.24
Angela Gonçalves

‘A Zona 1 é a área de terreno que requer mais tempo e energia para manter. Faz sentido começar a projetar esta zona em áreas que normalmente percorremos várias vezes por dia: na frente ou nas traseiras da casa. Este é o primeiro lugar a ser desenvolvido num desenho de Permacultura.’

Seguindo as três éticas da Permacultura, a nossa missão é cuidar da terra, cuidar das pessoas e partilhar o excedente de forma justa.

Pretendemos operacionalizar meios que facilitem processos de transição individual, local e global com vista a um futuro mais justo, sustentável e abundante enquanto criamos soluções sustentáveis em espaço urbano, sinergias que permitam um fácil acesso a produtos, ferramentas e conhecimento para um estilo de vida sustentável em consciência plena.

Com o desenvolvimento de uma pequena horta familiar bem como de outras práticas sustentáveis e com o envolvimento direto com a comunidade à nossa volta, pretendemos assim, desenvolver e alargar a nossa Zona 1.

Após um contacto e integração na ADAO e a reunião de um coletivo movido pela mesma visão e objetivos, pretendemos intervir no espaço exterior e criar coletivamente uma paisagem resiliente.

Lançamos o desafio a todos os que queiram pôr as mãos à terra, juntem-se a nós!

Existem formas de contribuir igualmente importantes, sendo que temos necessidades específicas, criaremos, no espaço exterior da ADAO um centro de depósito de:

  • Garrafões PET 5 L
  • Garrafas PET 1,5 L
  • Resíduos orgânicos crus
  • Cartão
  • Borras de café

Ficamos à vossa espera!