Ricardo Cardoso Coxixo

BIO

Nascido a 25 de Dezembro em Borba. Vive actualmente no Barreiro. Licenciado em Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa; realizou o Mestrado em Desenho pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, assim como o Mestrado em Ensino de Artes Visuais pelo IADE. Esteve ligado à associação Artesfera. Professor de Artes Visuais no 2º/3º ciclo e Secundário.

CRIAR

As suas obras baseiam-se essencialmente no desenho. Este revela-se  como um instrumento que permite materializar ideias e formas mas também surge como um processo de procura, de representação, de transformação e criação de personagens e espaços.

EXPLORAR

Ao carácter inventivo dos objectos, personagens e espaços, junta-se-lhes muitas vezes uma referência à história através de elementos arquitectónicos, assim como a influência do cinema, nomeadamente o cinema italiano             ( Fellini, Pasolini, Antonioni), também o cinema  expressionista alemão de Robert Wiene ou mesmo os filmes do autor Georges Mélies.

IMAGINAR

A obra aproxima-se muitas vezes de um universo infantil, quer pela linguagem da ilustração, quer pela apropriação da fábula. Cria-se aqui um universo onde a história, o cinema, a fábula interagem entre si resultando uma divina comédia onde o trágico e o cómico, o “locus horrendus” e o “locus amenus” estão presentes em simultâneo.