A nossa Associação, nasceu de uma tertúlia, onde se explorava a ideia de cooperação entre artistas e artificies independentes, e o que poderíamos fazer para nos ajudarmos enquanto tal. No entanto para o fazermos acontecer, acreditávamos e continuamos acreditar, na necessidade de ter um espaço físico onde poderíamos nos reunir e trabalhar.

Esta estrutura teria que servir os interesses dos Artistas e Artificies, funcionando como agência e como promotora quer na criação de eventos quer na ajuda a produção artística e venda dos produtos criados, sendo para tal essencial a criação de website com loja virtual bem como com uma loja física.
Por isso um primeiro passo foi dado e aqui estamos no Antigo Quartel dos Bombeiros do Sul e Sueste, uma aposta ousada, mas que hoje cresce paulatinamente para além da nossa intenção inicial.

ADAO, tem como principais objectivos, o desenvolvimento de um Centro Cultural e de Oficinas das Artes.
Visa promover o desenvolvimento de actividades em diversas áreas artísticas, apoiando e oferecendo espaços e oficinas, a quem pretenda desenvolver projectos e necessite de um espaço para o fazer, tudo isto num ambiente de estreita colaboração.

Dada a potencialidade do espaço, a ADAO, tem ainda como objectivos, promover e desenvolver actividades à formação artística, Técnico-profissional, ao Desenvolvimento Cultura e Ocupação de Tempos Livres.

Pretende ainda realizar exposições, dar a conhecer trabalhos dos associados ou de terceiros, bastando apenas que contactem nesse sentido.

Para que todos possam desfrutar do espaço e, porque é essencial para um bom acolhimento, pretende ainda a ADAO ter uma cozinha, onde se possam vir a realizar jantares de grupo e que, em conjunto com os artistas residentes, e numa lógica de partilha, durante esses jantares sejam desenvolvidas actividades ligadas às artes, dirigidas às famílias ou às crianças.

A ADAO pretende desenvolver o seu trabalho numa perspectiva de partilha de espaço, de saberes, conhecimentos, experiências, alargando assim a sua intervenção a um espaço que irá para além do Concelho.

Visa promover parcerias com outras associações de natureza idêntica, abrindo assim a sua actuação à Europa. Para tal, irá desenvolver projectos e criar uma rede de intercâmbio entre artistas de outros países